"Vitalidade, Restauração E Consciência No Universo Da Acupuntura E Moxaterapia Japonesa"

Este Circuito-sete, projeto de seminários de acupuntura e moxabustão tradicional do Japão pelos próprios mestres daquele país, nasce de uma percepção e visão mais ampla, justa e respeitosa das culturas do mundo. 

E todos os sete mestres do Japão entenderam e aceitaram de pronto o nosso convite.

Neste momento em que as viroses e os medos assolaram grande parte do planeta, percebemos, como um contraponto, a revalorização das práticas tradicionais de saúde. E isto é particularmente mais evidente no Japão onde desde o início o mundo todo se surpreendeu com a mínima quantidade de afetados gravemente pela Covid-19.

Na base cultural daquele país há um hábito milenar de auto-cuidado, denominado Youjou -uma atitude de cuidar de si para a longevidade- a noção de Shizen-Chiyu-ryoku (traduzível como Força de cura natural) e Chi-Mbyou (tratar antes de adoecer). E a acupuntura e moxabustão japonesa se fundam nestes princípios.

Sabe-se que pesquisas cientificas levadas a cabo pelo Dr.Shimetaro Hara (1882-1991 ) descobriu o efeito da moxa direta que favorece tanto a regeneração como produz anticorpos importantes para fortalecer a imunidade. O próprio Dr. Shimetaro Hara viveu até 108 anos de idade auto aplicando a moxa-direta, técnica em que a moxa é grudada diretamente na pele.

Por ter herdado um pouco destes conhecimentos, vínhamos organizando cursos pelo Shinkyu-dojoh, transmitindo os importantes conceitos e macetes práticos da acupuntura e moxabustão do Japão.

Vivemos nesta era digital onde podemos acessar à distância contatos diretos com mestres atuais do Japão, e então por quê não os convidarmos para esta sequência de seminários onLine com tradução direta. 

Com esta idéia e iniciativa, Victoria Cerezo, coordenadora eprofesora  do Shinkyu Dojoh, é diretora de esta primeira edicição Circuito-sete.  E então contatamos o Sensei Hirokimi Matsuda, uma grande liderança intelectual da Acupuntura japonesa na atualidade. Prontamente o Sensei Matsuda nos atendeu e assumiu a consultoria e o papel de apresentador dos atuais mestres do Japão, e nos situar a importância do tema de cada um deles.

O primeiro a se apresentar será o Sensei Fukushima Tetsuya, discípulo do Seiji Irie, que foi o primeiro e grande discípulo do Mestre Issaburo Fukaya, o inventor do bambú de Fukaya, e re-descobridor dos muitos macetes práticos para tornar ainda mais eficaz os resultados terapêuticos de moxabustão. A minha felicidade maior em contar com Sensei Fukushima se deve ao fato dele ter sido meu contemporâneo em estudar Com Seiji Irie na Associação de Acupuntura e moxabustão Tradicional do Japão, entre 1986 e 1987. Além disso ele é atual professor da Kuretake Shool de formação de professores de Acupuntura e moxabustão, onde justamente me formei como professor.

Mizutani Junji sensei, o segundo a se apresentar em outubro/2022 foi e continua sendo o grande divulgador da medicina oriental na américa do norte, e ainda inovou o método Fukaya com seu novo estilo de bambú abafador.  

No terceiro Seminário Sensei Togassaki Massao falará sobre Essência da Acupuntura e moxa tradicional do Japão, e seu método de tratamento, com ênfase no diagnóstico tatil e tratamento de meridianos centrais do corpo. Com mais de 30 anos como professor da Escola Toyo Shinkyu em Tokyo, é um dos senseis mais respeitados do Japão e atual vice-presidente e diretor acadêmico da JTAMS- Japan Traditional Acupuncture and Moxibustion Society).

No quarto seminário contaremos justamente com o Presidente atual da JTAMS- Japan Traditional Acupuncture and Moxibustion Society), Ishihara Katsumi sensei, um grande mestre pesquisador, que trouxe para os dias atuais toda a evolução das nove agulhas tradicionais, e não satisfeito, passou a incorporar na sua prática o tratamento dos diversos corpos sutis dominando também a terapia metafisica.

Oura JIkan sensei é outra raridade da atualidade. Acessou, pesquisou e atualizou os diversos recursos sutis do Kanshin-hô, do seu inventor Waichi Suguiyama, que eram transmitidos secretamente apenas para os que atingiam a mestria após muitos anos de atuação terapêutica.

E finalmente a Sensei Inoue Etsuko, herdeira da tradição de Shoni-hari, acupuntura não invasiva própria para tratar bebês e crianças, e  desenvolvida particularmente na região de Osaka, é atual presidente da Associação de Shon-hari do Japão.

Contando com este stellium de excelência da atualidade japonesa, sentimos a honra, privilégio e a responsabilidade de promover com sucesso esta iniciativa. 

E que todo o universo de terapeutas e pacientes latino americanos e países de línguas portuguesa e espanhola possam acessar, incorporar e melhor atuar nas suas práticas terapêuticas e saúde.

Yoshihiro Odo Anfitrião e Victoria Cerezo Directora do Circuito Sete de Acupuntura e Moxabustão Japonesa 2022/2023