"Circuito Sete De Acupuntura E Moxabustão Japonesa"

O que é o Circuito Sete de Acupuntura e Moxaterapia Japonesa?

Circuito Sete é um programa de formação inédita no panorama mundial das terapias orientais. Celebrado em uma sequência de nove sessões, aonde acad onde cada uma contém dois seminários e uma aula magistral, ministradas por grandes mestres da atualidade do universo japonês, que serão celebradas bimensalmente…

Sexto Encontro circuito sete de acupuntura e moxabustão japonesa

24 E 25 DE junho 2023

programação:
Dia 22 De Abril 2023

  • 8:00/8:30 – Aula Magna, –  Sensei Hirokimi Matsuda. “Suave Sejutsu: (Wazá:  ação terapêutica) na pele, órgão considerado atualmente o terceiro cérebro.”

  • 8:30/10:30 – Seminario 1 – Sensei Etsuko Inoe . Shoni Hari: Acupuntura Infantil. Introdução  E  Prática Clínica Da Acupuntura Não Invasiva” 

  • 10:30/11:00 – Coffee Break

  • 11:00/13:00 – Seminário 2 – Sensei Yoshihiro Odo. Yoshihiro Odo, sensei Victoria Cerezo. “Tratamentos femininos com Acupuntura e moxabustão japonesa”

Sensei Hirokimi Matsuda

松田博公先生

Aula Magna:

"Suave Sejutsu: (Wazá: ação terapêutica) na pele, órgão considerado atualmente o terceiro cérebro."

Bio

sensei hirokimi Matsuda

É atualmente o principal ativista do movimento da Acu-moxa tradicional no Japão. Formado em Antropologia, ex-editor chefe da agência Kyodo de notícias japonesas, após adoecimento e recuperação com acupuntura, mudou os rumos da sua vida, se formou pela Escola Toyo Shinkyu, foi seu professor e vice-diretor.

Continuou, como jornalista, realizando entrevistas com mais de centenas de acu-moxa terapeutas do Japão,    trabalho que resultou na publicação de alguns livros: Desafios da Acu-moxa japonesa (鍼灸の挑戦 – Shinkyú no Chôssen-2005), Um olhar sobre a Acu-moxa japonesa (日本鍼灸へのまなざしーNihon Shinkyú e no Manazashi-2010), Em busca da Acu-moxa japonesa (日本鍼灸を求めて- Nihon Shinkyú wo Motomete-2010), entre outros.

Suas pesquisas históricas, antropológicas e filosóficas da Acu-moxa tradicional,  vêm promovendo releituras e esclarecimentos dos principais conceitos clássicos, como a noção do Céu (Universo) e Três Campos (三才Sansai: 天Céu, 地Terra e 人Humano), a essência da arte de cura com Acu-moxa (鍼灸術の真髄Shinkyu Jutsu no Shinzui), Terapias de Mibyô e Youjou (未病と養生 – Tratamento das pré-doenças e cuidados para longevidade), enfatizando ainda que o terapeuta atual precisa recuperar a postura terapêutica ancestral dos curadores xamãs. 

Neste Circuito Sete, formamos parceria com Matsuda Sensei, que será o introductor principal dos temas e dos convidados de todos os seminários.
 
Perfil:

NASCEU EM 1945. - Formou-se pela International Christian University. Pela Escola Toyo Shinkyu em tokyo,
- Fez Mestrado pela Faculdade Meiji de Terapias Alternativas. - Foi Diretor de Redação da Agência Kyodo. - Tornou-se professor e Vice diretor da Escola Toyo Shinkyu. - Atual Diretor Conselheiro da NIhon Dento Shinkyu Gakkai (Associação de - Acupuntura e Moxa Tradicional do Japão). - Diretor Conselheiro da "Tokyo Hari Kyu & Massagem Associacion".
Recebe prêmio Manaka pela Livro reportagem "Shinkyu no Tyôsen"(Desafios da acu-moxa"onde entrevistou 80 mestres de todo o Japão. Prêmio Especial da "Nihon Dento Shinkyyu Gakkai, comemorativo de seus 40 anos pelo livro "NihonShinkyu no Manazashi" (Um olhar sobre Acu-moxa japonesa) Publicou ainda "Nihon shinkyu wo Motomete" ("O que é a Acupuntura Japonesa Vol. I e II") Teses desenvolvidas : "Cosmo visão das Terapias Ancestrais chinesas - Uma introdução a Hungdi Nei Ching", "Cosmo visão das Terapias Ancestrais Chinesas ("Revertendo as teses dominantes no ultimo milênio sobre Hungdi NeiChing ").

Sensei Etsuko Inoe

井上悦子先生

Seminário

"Shoni Hari: Acupuntura Infantil. Introdução E Prática Clínica Da Acupuntura Não Invasiva"

Bio

Sensei Etsuko Inoe

Mestra de Shoni-Hari (acupuntura infantil japonesa)

井上悦子先生

 

A região de Osaka fica entre as antigas capitais japonesas Nara e Kyoto. Diferente de todas as outras regiões do Japão, tem a tradição de cuidar de crianças com Shoni-hari – um recurso técnico suave e não invasivo da Acupuntura Tradicional do Japão. Vinha sendo praticada por diferentes famílias de acupuntores tradicionais e herdada dentro da relação mestre-aprendiz. 

 

Em 1964, Sensei Hidetaro Mori, fundador da Escola e Universidade Morinomiya de Ciências Médicas, publicou o livro Shoni-shin-hô小児針法, fruto das suas pesquisas sobre Shoni-hari praticada na época em Osaka. Com esta publicação, Shoni-hari se difundiu para todo o Japão e hoje é o recurso mais importante para tratar de doenças e sintomas infantis, desde o bebê na faixa de 20 dias até cerca de cinco anos de idade.

 

Filha do Sensei Hidetaro Mori, Inoue Etsuko Sensei estagiou na clínica do seu pai e herdou os diferentes macetes das mais variadas e diferentes ferramentas de Shoni-hari.  Hoje é a grande mestra e divulgadora, nacional e internacional, desta arte. Leciona na Universidade Morinomiya e preside a Sociedade Shoni-hari do Japão (日本小児はり学会Nihon Shoni Hari Gakkai). 

 

A Escola Shinkyu Dojoh tem o orgulho de ter sido a pioneira a divulgar o verdadeiro Shoni-hari, levando estudantes de acupuntura brasileiros ao Japão em 2016, e apresentado pessoalmente a Universidade Morinomiya, Etsuko sensei e vários grandes mestres da Acupuntura Japonesa, com quem tivemos aulas presenciais. Assim, o Circuito Sete conta com a participação desta grande mestra, com quem teremos a oportunidade de aprender teoria e prática desta maravilhosa acupuntura japonesa.

sensei Yoshihiro Odo e Victoria Cerezo sensei

Seminário:

"Tratamentos femininos com Acupuntura e moxabustão japonesa"

Bio

sensei yoshihiro Odo

Nasceu em Tokyo/Japão, migrou para São Paulo quando tinha três anos de idade. Até seus oito anos vivia no templo budista Nishi Honganji, na cidade de São Paulo, aonde conheceu alguns princípios de budismo e aprendeu a escrita japonesa. Estudou e se formou em Psicologia pela USP em 1979, e depois resolveu entrar no caminho da bioenergética através do estudo dos meridianos de Acupuntura.

Recebeu bolsa de estudos do prof. Ichijiro Oniki, diretor da Kokusai Shinkyu Senmon Gakko, no Japão, onde se formou como acupuntor (1985/87). Formou-se ainda como professor de acu-moxa e massagem pela Kuretake School no programa de formação de professores de acupuntura e moxabustão.

Acupuntor e professor de acupuntura japonesa, vem lecionando e atuando clinicamente desde quando retornou ao Brasil em 1991.  

Tendo no seu sobrenome os ideogramas Pequena小 e Ponte渡, vem fazendo da sua vida uma ponte de ligação entre a cultura japonesa e brasileira.

No ano de 1999 fundou a Escola Shinkyu Dojoh, que, como diz o nome, é local de treinamento para formar terapeutas práticos de acupuntura e moxabustão. 

Entendendo que esta terapêutica milenar faz parte das culturas ancestrais, vem realizando intercâmbio com as culturas e terapias dos povos originários do Brasil.

Nesse ciclo de seminários, gostaríamos de apresentar para os países de línguas portuguesa e espanhola, os grandes mestres  da acupuntura japonesa atual, que vêm herdando e aperfeiçoando a tradicional e milenar terapêutica oriental, assim como descobrir e valorizar as terapêuticas ancestrais sobreviventes entre os povos originários desta latino-américa.

VICTORIA CEREZO SENSEI

ビクトリア・セレゾ

Bio

sensei Victoria Cerezo

Nasceu em Andaluzia, Córdoba, na Espanha, radicada no Brasil, é formada em Direção de Filme, Artes Cênicas e Dança em Espanha e Cuba. Discípula de Odo Sensei desde 2012, é Instrutora de Técnica de Moxaterapia Japonesa e Agulhamento Kanshin-Hô, estilo Suguiyama. Acupuntora no Espaço-Escola Shinkyu Dojoh (SP). 

Em 2016 participou do Congresso WFAS-Tokyo Tsukuba, apresentando o seu trabalho “Waza e sustentabilidade na Acupuntura e  Moxabustão japonesa”. Uma visão sobre a importância da preservação das raízes originais da terapêutica japonesa desde a óptica da percepção do outro como ser em igualdade, o estado de espírito do terapeuta e o respeito a natureza. Desde então faz parte da equipe de professores da Escola Shinkyu Dojoh, e vem coordenando os seus cursos.

 

Como documentarista dirigiu  alguns materiais audiovisuais sobre os diversos Wazá no universo da Acupuntura e Moxabustão japonesa, e atualmente da continuidade ao projeto ” Curas ancestrais” , um documentário sobre a identidade terapêutica dos povos originários da Terra e seu intercâmbio com a acupuntura japonesa e seus mestres atuais. 

É ainda terapeuta de Cuidados Essênios e Egípcios segundo o método completo de Daniel Meurois e Marie Johanne Croteau, trabalhos que integra com o serviço de coordenação da Escola Shinkyu Dojoh.  Victoria Cerezo é idealizadora e Diretora  do Circuito Sete  de Acupuntura e Moxabustão Japonesa

Assine a nossa newsletter

[sibwp_form id=2]